A evolução aponta para a convergência ou a convergência que aponta a direção?

Penso que a melhor maneira de iniciar este blog seja escrevendo sobre um assunto que, ao meu ver, influi profundamente na evolução tecnológica que estamos presenciando hoje.

O post anterior, onde foi publicado o vídeo We Live In Exponential Times da Kaspersky Labs, ajuda a perceber um pouco desta evolução, mostrando o quanto nós estamos, cada vez mais, utilizando os recursos de tecnologia atuais, bem como, se utilizando da grande rede de computadores – a Internet – e, ainda, não conformados com as maravilhas já existentes, pensando nas possíveis que irão surgir. E, de certa forma, até, nos tornando dependentes de algumas delas, por necessidade, conveniência ou pela fascinação. Mas, isto é outra estória.

O assunto, sobre o qual quero escrever, talvez nunca tenha passado pela sua cabeça. Ou passou mas você não percebeu! Mas, se você gosta de tecnologia, como que acredito que gosta, com certeza, deseja a sua rápida evolução e consolidação. Quer apostar? Para comprovar, me responda algumas perguntas referentes aos seus gostos, na hora de optar por um novo produto tecnológico:

  1. Quando você procura um celular quais recursos lhe interessam mais?… gostaria de ouvir músicas? assistir tv digital? ou acessar seus sites e redes sociais favoritos? Não sei, mas acho que você gostaria de uma quarta opção: tudo isso juntos!
  2. Quando você deseja adquirir uma tv nova.. lhe interessa que ela permita interatividade? conecte a sua câmera ou notebook para que você possa ver ou assistir os arquivos de mídia que eles possuem???.. bom, acho que até ai já estaria de bom tamanho.. Mas, não seria interessante uma tv que lhe permitisse fazer uma ligação telefônica para um amigo?

Bom, meu amigo(a), tudo isto diz respeito a convergência das redes de comunicação que significa, simplesmente, na adoção de um mesmo padrão para as várias formas de comunicação hoje existentes. Então, tecnologias como tv digital e voz sobre IP (voIP) são soluções que caminham para esta convergência. Estas soluções adotaram o mesmo padrão da internet que utiliza o padrão de comunicação especificado no protocolo TCP/IP, sendo a tv digital a solução adotada para a tv analógica, como é notório, e o voIP a solução para a telefonia analógica.

Estamos, apenas, no início da convergência. Mas, já podemos ver as inúmeras novidades que ela nos apresenta. Sendo, também, impossível discordar dela ou de sua, ainda, grande evolução.

Mas, afinal, a evolução aponta para a convergência ou a convergência que aponta a direção?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s